A minha saudade

Eu não queria dizer que Saudade é uma palavra que só existe no português brasileiro e que ela expressa o sentimento de “sentir falta”, porque isso é bem clichê, mas agora que eu já disse… Saudade é mesmo uma palavra que só existe no português brasileiro, e ela quer mesmo dizer “sentir falta”, mas Saudade para mim diz muito mais do que apenas “eu sinto falta”. Saudade é agora um estado de espírito, um momento da minha vida, uma parte de mim.

Saudade para mim é querer voltar no tempo: Lembrar como foi ser criança, quando eu brincava na rua da minha tia e depois entrava para comer banana machucada com leite em pó e nescau… Para mim, quer dizer sentar a bunda no ônibus todo dia e pensar no que eu perdi, no que eu mais sinto falta, naquilo que eu não tenho mais porque a vida me levou, o que eu ainda não tenho e quero tanto ter. Quem eu fui, quem eu sou e quem eu quero ser!

É ouvir uma música e chorar pensando em como as coisas deviam ter sido diferentes ou, pelo menos, continuado como eram. Pensar que sou culpada e me sentir uma idiota. Querer me matar por sentir pena de mim mesma em certos momentos, saber que isso não leva a nada.

Não sei bem se essas coisas que estou dizendo são a Saudade ou se são consequência dela. Mas, em minha mente, isto tudo é a minha Saudade. É o que eu penso quando eu acordo, quando eu ando na rua, quando eu estou chorando no ônibus, quando eu estou sozinha no corredor da faculdade, quando eu fico debaixo da água, no banho, sentindo a água tirar do meu corpo aquele peso que eu sinto.

É uma dor. Horrível. Insuportável. Isso é Saudade. E agora Saudade já virou tão banalizada que acho que nem preciso mais usar o itálico. Vou deixar ela assim… às claras, como ela é. Vou até tirar o maiúsculo do S.

saudade.

mmariah.

Deixe uma Resposta

